quinta-feira, 23 de abril de 2009

TSE cria núcleo de auditoria de conta eleitoral

São Paulo, quarta-feira, 15 de abril de 2009

TSE cria núcleo de auditoria de conta eleitoral

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os ministros do TSE aprovaram ontem, por unanimidade, a criação de um núcleo especial de auditoria de contas eleitorais, que funcionará permanentemente na presidência do tribunal, para analisar o conteúdo e a "veracidade" dos documentos apresentados por partidos e candidatos, assim como os recursos arrecadados e os gastos.
Diferentemente da análise de contas que já ocorre no tribunal, quando se analisa todas as prestações de contas que chegam ao TSE, o núcleo deverá definir focos específicos para se "aprofundar".
Um deles, por exemplo, será a análise dos maiores doadores, entre eles a AIB (Associação Imobiliária Brasileira), segunda maior financiadora individual de campanhas em 2008.
Além de analisar as contas dos políticos, os auditores deverão fiscalizar as contas dos partidos.
O presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, afirmou que o núcleo terá como exemplo as auditorias especiais realizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A equipe de auditores, assim como o planejamento da auditoria, ainda será definida. Além de técnicos do TSE, deve ser requisitado o apoio da Receita e do TCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário